A Freguesia do Seixal recebeu na tarde de Sábado, 4 de maio, a 5.ª etapa da Taça FPO Madeira de Orientação pedestre em ambiente urbano, numa organização do Clube Aventura da Madeira, que contou com 272 participantes.
A prova, na disciplina Sprint, contou com a representação de 14 clubes filiados na Federação Portuguesa de Orientação e desenrolou-se na rede de caminhos entre a igreja do Seixal e a zona balnear.
A organização disponibilizou 10 percursos, entre os 800 metros e os 2100 metros, pelos quais distribuíram-se os percursos abertos, os escalões de formação, os jovens, os veteranos e os escalões elite, os mais exigentes técnica e fisicamente. À dificuldade do terreno e dos percursos, o tempo quente aumentou a exigência da competição.
Nos escalões Elite, Vítor Barreiro (CAMadeira) venceu nos masculinos, com o tempo de 19:41 para completar os 2,1kms do percurso, e nos femininos venceu Dana Honzakova (CMoF) que terminou o percurso de 1,7km em 18:31. Destaque ainda para os vencedores nos seguintes escalões de competição:
– D14 Laura Fernandes (CMoF) e H14 Pedro Ferro (CAMadeira);
– D16 Tanya Troshchenko (CAMadeira) e H16 Gonçalo Fernandes (CDEFF);
– D18 Leonor Barros (GD Estreito) e H18 Carlos Sousa (GD Estreito);
– D21B Josefina Vieira (CTMPS) e H21B Jorge Góis (CAMadeira);
– D35 Sónia Barros (GD Estreito) e H35 Márcio Gouveia (LCM);
– D45 Maria Fagundes (CMoF) e H45 Xavier Vieira (GD Estreito);
– D55 Graça Caíres (CDEFF) e H55 Nuno Gonçalves (LCM)
Os escalões de formação 10 e 12 anos registaram 22 participantes e os percursos abertos cerca de uma centena de participantes em iniciação à Orientação.
A classificação coletiva foi ganha pelo Clube Aventura da Madeira, na segunda posição classificou-se o Clube de Montanha do Funchal e na terceira posição o Grupo Desportivo do Estreito.
A realização do evento contou com os apoios do Município de Porto Moniz, da Paróquia do Seixal, Federação Portuguesa de Orientação, Direção Regional do Desporto, Associação de Orientação da R.A.M., Banana da Madeira, Freguesia do Seixal e Associação da Madeira de Desporto para Todos, a quem o Clube Aventura da Madeira agradece os contributos!



