Gaizka Martin e Paula Rodrigues vencem os escalões mais competitivos
Cento e dez participantes, entre orientistas federados, praticantes por lazer ou em iniciação, invadiram as ruas da Ribeira Brava na manhã do passado Domingo. A orientação proporcionou uma animação extra na zona urbana repleta de visitantes, naquela que foi a 3.ª prova pontuável para o ranking do Circuito Urbano de Orientação da Madeira.
A competição iniciou-se na frente mar da vila da Ribeira Brava, com os percursos se desenvolver numa área até à Escola Secundária desta localidade, aproveitando a rede viária, as praças e jardins com destaque para o espaço envolvente à Câmara Municipal da Ribeira Brava, com excelente apetência para esta disciplina da Orientação.
A Orientação Urbana na vertente Sprint exige dos orientistas procedimentos de leitura, análise e decisão de orientação muito rápidos, e na Ribeira Brava a complexidade dos percursos apresentados pela organização colocou imensos desafios de decisão à maioria dos participantes.
A organização disponibilizou 9 percursos adaptados aos diferentes escalões, desde os infantis aos veteranos II, com distâncias retilíneas entre os 800m e os 2700metros, que se traduzem em mais algumas centenas de metros em cada percurso, após as tomadas de decisão.
Estiveram representados 7 clubes, Clube Aventura da Madeira, Clube Portugal Telecom, GD Estreito, Clube de Montanha do Funchal, Ludens Clube de Machico, ADC Jardim da Serra e o clube espanhol Cobi, que junto com os individuais apresentaram o total de 110 participantes.
Com alguns dos melhores regionais atletas em falta, a vitória no escalão Seniores Masculinos foi por segundos e coube ao atleta espanhol Gaizka Martin (Cobi) com o tempo de 00:19:18, apenas 12 segundos de vantagem para o 2.º classificado Alípio Silva (CAMadeira) e 24 segundos para José Henriques (CAMadeira), 3.º classificado. Nos femininos, Paula Rodrigues (CMoF) foi a mais rápida, com uma vantagem confortável sobre Marina Simplício (CAMadeira) 2.ª classificada. No terceiro lugar do pódio nos seniores femininos ficou a espanhola Maria Luz.
Nos restantes escalões as vitórias foram para os seguintes atletas: Eduarda Costa (CAMadeira) e Raúl Câmara na Formação; Diogo Costa (CAMadeira) e Maria Soares (CAMadeira) nos juvenis; Pedro Rocha (CP Telecom) e Cláudia Soares (CAMadeira) nos juniores; Sónia Silva (GD Estreito) e Nuno Gonçalves (CMoF) nos veteranos I; Justino Nóbrega (CMoF) e Eugénia Azevedo (CP Telecom). Nos escalões de promoção foram vencedores Tiago Macedo/Emanuel Vieira no Fácil Curto e João Figueira (CAMadeira) no Fácil Longo.