RESULTADOS
A competição de Orientação Pedestre voltou às ruas do Funchal no âmbito das atividades da Semana da Mobilidade 2016, uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal.
A prova teve início e fim na Avenida Arriaga, junto à estátua de João Gonçalves Zarco, tendo contado com 127 participantes, distribuídos por 10 escalões de competição, dois percursos abertos e um percurso de formação que contou com doze jovens até aos 12 anos. Estiveram representados 7 clubes com atividade federada e 1 não federado e um número significativo de participantes que iniciaram-se na orientação como individuais.
A prova decorreu numa área central da baixa da cidade entre a Avenida do Mar, a Rua 5 de Outubro, a Igreja de S. Pedro e o Jardim Municipal. A organização do Clube Aventura da Madeira montou 40 postos de controlo e definiu 7 percursos diferentes adaptados aos escalões etários de competição, formação e iniciação à modalidade. Os percursos contavam com 20 a 27 postos de controlo e variavam entre os 700 metros para a formação e os 3200 metros para os seniores masculinos, distâncias retilíneas que aumentam consoante as opções dos participantes na abordagem aos pontos.
Nelson Baroca e Carla Brandt venceram no escalão principal Sénior
No escalão principal masculino Nelson Baroca voltou a somar mais um vitória, conseguindo uma vantagem de 1:18” para o segundo classificado João Gomes, tendo José Henriques obtido a terceira posição a 16 segundos do 2.º classificado, um pódio formado por atletas do Clube Aventura da Madeira.
Nos femininos, a orientista do Clube Aventura da Madeira Carla Brandt venceu no seu regresso à competição regional, conseguindo uma vantagem de 42 segundos sobre Paula Rodrigues que compete individualmente , tendo Sónia Silva do GD do Estreito obtido a terceira posição.