«

»

Fev 25

Orientação mobilizou 160 participantes no Troféu Porto Moniz

Tiago Aíres e Sónia Silva vencem Troféu Porto Moniz no escalão Elite, num evento que contou com atletas de topo mundial da Orientação

A competição regional de Orientação pedestre teve dois dias de provas no passado fim-de-semana, com percursos de características urbanas a decorreram na Freguesia do Seixal na tarde de sábado e na vila de Porto Moniz, na manhã de domingo, numa organização do Clube Aventura da Madeira em parceria com a Câmara Municipal de Porto Moniz.

No sábado à tarde, a competição teve lugar na freguesia do Seixal, que recebeu pela primeira vez uma prova de orientação pedestre com percurso formal, revelando-se como um dos mapas urbanos mais técnicos da Madeira, devido a uma rica rede de acessos.

A organização montou 9 percursos diferentes, com distâncias entre os 1000 metros para o escalão de formação e os 3800 metros para o escalão Elite. De destacar, neste primeiro dia no Seixal, a participação de vários atletas estrangeiros, 19 no total, oriundos da Suécia, Dinamarca, Noruega e Brasil. Os atletas nórdicos escolheram a Madeira para um estágio de inverno, onde permaneceram 8 dias e aproveitaram a oportunidade da competição regional para participar. Neste primeiro dia no Seixal, o escalão elite masculino reuniu um conjunto de atletas de topo mundial, com destaque para o sueco, Albin Ridefelt, atual 13.º no ranking mundial da International Orienteering Federation, que venceu com o tempo de 31:47, assegurando uma vantagem de apenas 2 segundos sobre o colega da equipa OK Linné, Rassmus Andersson (64.º do ranking IOF). Nesta luta pelos primeiros lugares o português Tiago Aíres, que representa o Clube de Montanha do Funchal, conseguiu um brilhante terceiro lugar, com o tempo de 34:09.

No escalão Elite feminino, a vitória foi para uma atleta da Dinamarca, Ida Øbro com o tempo de 31:39, deixando as atletas Suecas do OK Linné, Kristin Olovsson na segunda posição com o tempo de 34:06 e Johanna Oberg com 38:34, na terceira posição.

No domingo, pela manhã, disputou-se a 2ª etapa do evento, com os atletas a cumprirem percursos na vila de Porto Moniz, destacando-se uma elevada participação nos percursos abertos, com muitas famílias a participar pela primeira vez na modalidade. Neste segundo dia, com a ausência dos atletas estrangeiros de partida para a Figueira da Foz para participar no Portugal Orienteering Meeting (POM), a luta pelos primeiros lugares foi igualmente muito disputada, com Tiago Aíres (CMoFunchal) cumprir o percurso Elite de 4,2km, com o tempo de 29:20, com uma vantagem de apenas 12 segundos para Nelson Baroca do Clube Aventurada Madeira, que quedou-se pela 2.ª posição com o tempo de 29:32.  Xavier Vieira do GD Estreito foi terceiro, com o tempo de 33:26. No escalão Elite feminino, Sónia Silva venceu com o tempo de 31:52, seguida de Sófia Inácio (CMoFunchal) e de Paula Rodrigues (AC Madeira), 2.ª e 3.ª respetivamente.

No final do evento foram distinguidos os melhores classificados após a soma dos resultados de ambas as etapas, Seixal e Porto Moniz, com Tiago Aíres (CMoFunchal) e Sónia Silva (GD Estreito) a vencer na Elite, Afonso Fernandes (LCM) e Marta Nunes (CAMadeira) no 21B, Rubim Gonçalves (ACDJS) e Donita Barradas (CMoFunchal) no 35 anos, Sandro Rodrigues (CAMadeira) e Lídia Silva (GD Estreito) no escalão 45 anos, e Justino Nóbrega (CMoFunchal) e Susana Silva (CAMadeira) a vencer nos veteranos 55 anos.

Nos escalões jovens venceram, Inês Perdigão (CMoFunchal) e Afonso Paulos (GD Estreito) no escalão 14 anos, João Vieira e Inês Soares do GD Estreito, no escalão 16 anos, e Filipe Jesus (CAMadeira) e Isaura Pestana (GD Estreito) no escalão 18 anos.

A formação contou com 6 participantes até 12 anos e  os percursos abertos tiveram como vencedores o par Carina Rodrigues / Adrew Taylor no Aberto Fácil , e Rui Beleza (LCM) no Aberto Médio.

Álbum  Fotos Seixal e Porto Moniz