«

»

Set 21

Resultados e Reportagem – Orientação Funchal 2014

Resultados Escalões ORI FX 2014

Parciais Orientação Funchal 2014

DSC_0014

 ORIENTAÇÃO FUNCHAL na Zona Velha da Cidade

127 Orientistas na prova da Semana da Mobilidade

O Clube Aventura da Madeira realizou durante a manhã deste Domingo, a 5.ª prova pontuável para o Circuito Urbano de Orientação da Madeira, evento que integrou o programa de atividades e promoção da Semana da Mobilidade 2014, promovida pela Câmara Municipal do Funchal.

Cento e vinte e sete entusiastas da Orientação marcaram presença numa prova recheada de atributos para uma excelente manhã de atividade física na cidade. Sol, espaços verdes, as ruelas da Zona Velha e arredores e percursos desafiantes com inúmeras opções de itinerário foram os ingredientes desta prova que reuniu no mesmo espaço e ao mesmo tempo, os mais competitivos, os que se passeiam com gosto pela Orientação e os que descobriram a modalidade pela primeira vez.

DSC_0053

A organização do Clube Aventura da Madeira disponibilizou 8 percursos diferentes, com distâncias entre os 840 metros para os escalões de formação até 12 anos, e os 3100 metros para o escalão Seniores Masculinos, o mais exigente do evento.  O desnível acumulado na zona da prova não era significativo, sendo o principal desafio a capacidade de leitura do mapa e decisão pela melhor opção no menor tempo possível, nas diversas pernadas, que variavam consoante o número de postos de controlo, 16 para o percurso de Formação e 24 para os Seniores e Veteranos.

Nelson Baroca e Ana Gouveia vencem escalões principais

Nelson Baroca do Clube Aventura da Madeira venceu categoricamente o percurso sénior masculino, cumprindo os 3100 metros retilíneos marcados no mapa e mais algumas centenas de metros no terreno consoante as opções, em 17:16. Na segunda posição classificou-se João Gomes (CAMadeira) com 18:54  e na terceira posição ficou Sidónio Jesus (CAMadeira) com 22:03. Na classificação feminina, Ana Gouveia (CAMadeira) surpreendeu com a vitória no escalão, com o tempo de 22:12, seguida de Paula Rodrigues (CMoF) a 21 segundos, com 22:43, e na terceira posição Marina Simplício (CAMadeira) com 23:54.

DSC_0085

Nos escalões de Formação venceram João Vieira (CAMadeira) e Catarina Jesus (CAMadeira), nos Juvenis foram mais rápidos João Pestana (CAMadeira) e Maria Soares (CAMadeira) e nos Juniores, os primeiros foram Pedro Rocha (CP Telecom) e Cláudia Soares (CAMadeira).

Os escalões de veteranos tiveram como vencedores no agrupamento 1, Nuno Gonçalves (CMoF) e Sónia Silva (GD Estreito) e no agrupamento 2 masculino João Soares (CAMadeira).

Os percursos abertos que registaram 50 participantes, tiveram com vencedores, Tiago Gil no Fácil Longo e o grupo Adelina/Matias/Isabel/José Luís no Fácil Curto.

O evento teve início pelas 10h30 com a partida dos primeiros atletas e o final ao meio dia com a entrega de prémios aos três primeiros classificados de cada escalão.

A próxima prova do Circuito Urbano de Orientação está prevista para 10 de Outubro, com a particularidade de ser em horário noturno, e na Cidade de Santa Cruz.

DSC_0059