«

»

Mar 28

Reportagem e Resultados Ori Porto Moniz 28 março 2015

 

Nelson Baroca e Paula Rodrigues vencem no Porto Moniz

A vila de Porto Moniz foi palco da 2.ª etapa do Circuito Urbano de Orientação, numa organização do Clube Aventura da Madeira em parceria com a Associação de Orientação da RAM, que decorreu na tarde do passado Sábado, 28 de março.

A prova a norte contou com 80 participantes distribuídos pelos escalões de formação, veteranos, seniores e percursos abertos a grupos, com representação de 6 clubes, nomeadamente, Clube Aventura da Madeira, Clube de Montanha do Funchal, Grupo Desportivo do Estreito, Ludens Clube de Machico, ADC Jardim da Serra e CP Telecom.

As particularidades da vila de Porto Moniz, onde a frente mar com muitos detalhes, entre elementos de vegetação, mobiliário urbano e edifícios, junta-se com zonas de ambiente rural, onde aparecem as áreas agrícolas com pequenos caminhos, levadas e detalhes da limitação de propriedades, onde aparecem muros e vedações em abundância, proporcionaram uma prova repleta de desafios de orientação com muitas opções e exigente leitura dos pormenores da representação cartográfica.

A exigência dos percursos proporcionou algumas desclassificações por falta de controlo dos pontos corretos e muita competitividade entre os orientistas que concluíram com êxito os percursos, que tinham partida e chegada junto ao Centro de Ciência Viva, onde decorreu o secretariado da prova, num apoio da Câmara Municipal de Porto Moniz.

DSC03151

Nos escalões seniores, Nelson Baroca do Clube Aventura da Madeira venceu a categoria masculina com o tempo de 21:05, completando os 3.2km do percurso marcado no mapa, com 130 metros de desnível positivo acumulado e 24 postos de controlo. Seguiram-se António Abreu do ACD Jardim da Serra em segundo, com mais 2:08, e João Gomes (CAMadeira) em terceiro com mais 2:19 que o vencedor. Nos femininos, Paula Rodrigues do Clube de Montanha do Funchal foi a orientista mais rápida, concluiu o percurso de 2,6km em 26:55, seguida de Nélia Sousa (CAMadeira) com 33:48 e em terceiro classificou-se Donita Barradas (CMoF) com 38:21.

Os vencedores nos escalões jovens foram: Inês Perdigão (CMoF) e João Vieira (CAMadeira) na Formação; Luís Rosário (CAMadeira) e Clara Costa (GDE) nos Juvenis; Filipe Fernandes (LCM) e Catarina Henriques (CMoF) nos Juniores. Nos Veteranos os mais rápidos foram: Nuno Gonçalves (CMoF) e Inês Fernandes (LCM) nos veteranos 1, e João Soares e Adriana Ladeira (CAMadeira) nos veteranos 2. Os escalões abertos tiveram como vencedores o grupo Lourenço/Carla Miranda no percurso Aberto Fácil, e Daniel Ferraz (ACDJS) venceu o percurso Aberto Longo.

DSC03155