124 Atletas em Orientação na Cidade
Nelson Baroca e Paula Rodrigues vencem na abertura da época
O Clube Aventura da Madeira organizou a primeira prova da época desportiva de Orientação, em parceria com a Associação de Orientação da RAM e CD Garachico, com apoio logístico da Junta Freguesia e Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Cento e vinte e quatro orientistas distribuídos por 14 escalões e representando seis clubes utilizaram um terreno peculiar, com a particularidade de existirem muitas ruas e pequenos becos nos acessos à zona do Ilhéu e na zona baixa, e no Jardim de São Francisco, proporcionaram inúmeros desafios de Orientação sobretudo com a necessidade de decidir com muita rapidez, dada a velocidade de progressão em meio urbano.
A organização montou 40 postos de controlo para definir 9 percursos com diferentes graus de dificuldade, desde os escalões de formação aos veteranos com mais de 50 anos. Os percursos tiveram distâncias entre os 1100 metros para a formação e 2800 metros para o escalão Seniores Masculinos, medidas em linha reta entre os postos de controlo, que devido à opções de itinerário resultaram em distâncias superiores.
Destaque para os vencedores nos Escalões Seniores, Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) com o tempo de 23:41 e Paula Rodrigues (Clube de Montanha do Funchal) com 29:08. Nos masculinos a incerteza no vencedor manteve-se até final com o tempo a ser batido por vários atletas, António Abreu (ACD Jardim da Serra) acabou na segunda posição com mais 27 segundos que o vencedor, e Rubim Gonçalves foi 3.º com 25:25, enquanto nos femininos, Marina Simplício foi 2.ª com mais 1 minuto e dois segundos que o primeiro tempo e Ana Gouveia fez 37:37 para o terceiro lugar.
Os vencedores nos diversos escalões foram os seguintes: Formação – Isaura Pestana (GDE) e Rodrigo Farinha (CMoF); Juvenis – Filipe Jesus (CAMadeira) e Maria Soares (CAMadeira); Juniores – Claúdia Soares (CAMadeira) e Pedro Rocha (CP Telecom); Veteranos Masculinos I – Sónia Silva (GDE) e Duarte Andrade (CMoF); Veteranas Femininas II – Otília Henriques (CMoF) e João Soares (CAMadeira);
Destaque ainda para uma participação significativa nos dois percursos abertos, com diversas famílias e outros grupos a participar. No percurso Fácil, com 27 postos de controlo e com um pouco mais de 1700 metros, venceu o grupo Ana, Filipe, João e André Caires. No percurso longo, com 30 postos de controlo e 2400 metros de extensão, os mais rápidos a completar a Orientação foram Daniel Ferraz/ Alberto Aguiar do ACD Jardim da Serra.
O Circuito Urbano de Orientação prossegue no Sábado à tarde, dia 28 de março, na Vila de Porto Moniz.