«

Mai 23

Dia Mundial da Orientação assinalou-se no Funchal – 23 de maio de 2018

O Clube Aventura da Madeira promoveu ao final da tarde de ontem, um evento que incluiu a Madeira no projeto “World Orienteering Day” da International Orienteering Federation – IOF, que assinalou o Dia Mundial da Orientação a 23 de maio. O projeto da IOF registou cerca de 500 eventos, em 45 países/regiões.

O evento decorreu na Frente Mar do Funchal entre os Jardins do Lido e o Jardim Panorâmico e contou com 94 participantes, que cumpriram um dos oito percursos disponibilizados pela organização. Registo para a participação de um número significativo de participantes, cerca de 40 elementos em iniciação à modalidade, nos percursos aberto curto e aberto longo, que possibilitaram uma experiência de descoberta do desporto Orientação.

A organização do Clube Aventura da Madeira montou 45 postos de controlo nos mais diversos elementos da área da atividade, que abrangia cerca de 1km2, e disponibilizou 8 percursos diferentes que reuniram os interessados na competição e no lazer, e os jovens em formação. A competição disputou-se na modalidade Sprint, com os orientistas a cumprir distâncias a rondar os 2,5km, numa área com elevada quantidade de elementos, entre caminhos e detalhes urbanos, sendo a interpretação do mapa / terreno, a escolha de opções e a confirmação dos postos de controlo os principais desafios em provas que tiveram cerca de 15 minutos para o tempo do vencedor no escalão mais competitivo, os seniores masculinos.

Nelson Baroca (CAMadeira) e Paula Rodrigues (AC Madeira) venceram no escalão Sénior, nos veteranos 1, as vitórias foram para Donita Barradas (CMoFunchal) e Sandro Rodrigues (CAMadeira), e nos veteranos 2, Nuno Gonçalves (Individual) e Otília Henriques (CMoFunchal) foram os mais rápidos. Nos jovens, os vencedores foram Pedro Pereira (GD Estreito) nos juvenis masculinos, e Filipe Jesus (CAMadeira) e Fátima Olival (LCM) nos Juniores. O escalão de formação contou com 5 participantes extra competição. Os escalões abertos registaram a participação de muitos grupos familiares, com jovens e adultos, numa experiência à descoberta da modalidade Orientação. Os mais rápidos entre os participantes nos percursos abertos foram Sérgio Catarino (CMoFunchal) no aberto longo e António Fernandes (GD Estreito) no percurso aberto curto.

O evento contou com o apoio da Internacional Orienteering Federation – IOF, da Federação Portuguesa de Orientação, da empresa municipal Frente Mar Funchal, da Câmara Municipal do Funchal, da Associação de Orientação da RAM, da Direção Regional de Juventude e Desporto, e da Associação da Madeira de Desporto Para Todos.