«

»

Abr 03

Mais de 100 orientam-se em Ponta Delgada e Porto Moniz

 Circuito Urbano de Orientação disputou-se a Norte

A Ponta Delgada e o Porto Moniz receberam provas de Orientação urbana pontuáveis para o Circuito Regional 2012. Estes eventos decorreram no passado fim-de-semana, 31 de Março e 1 de Abril, com organização do Clube Aventura da Madeira e da Associação de Orientação da R.A.M.

A primeira prova, no Sábado à tarde, alterou a pacatez da freguesia de Ponta Delgada, que foi animada por 102 atletas correndo em todas as direcções, escolhendo as melhores opções de itinerário entre cada posto de controlo. Esta freguesia nortenha tem uma rede de acessos significativa, entre estradas, caminhos e muitas veredas, que aliadas à orografia acidentada constituíram as principais dificuldades na orientação.

 A organização montou 30 postos de controlo para definir 8 percursos diferentes, que foram disputados por 20 escalões, a partir dos 10 anos.

A partida ocorreu no centro da freguesia, com a chegada estabelecida junto às piscinas, possibilitando percursos com desníveis mais suaves, com distâncias rectilíneas entre os 1100 metros e 3500metros.

A disputa dos escalões elites ficou claramente definida por diferenças significativas entre os atletas da frente. Nos masculinos, Miguel Gonçalves (CAMadeira) venceu com o tempo de 26:34, seguiu-se Nelson Baroca (CAMadeira) com 28:58, e em 3.º Rafael Gomes (LCM) com 31:09. Nos femininos, Débora Silva (CMoF) foi a mais rápida, com o tempo de 22:55, Paula Rodrigues (CMoF) foi 2.ª com 31:59, e Marta Nunes (CAMadeira) 3.ª com 36:38.

Nos restantes escalões os vencedores em Ponta Delgada foram: Filipa Gonçalves (CMoF) em D10; João Vieira (CAMadeira) em H10; Maria Soares (CAMadeira) D12; Filipe Jesus (CAMadeira) em H12; Gonçalo Tavares (CAMadeira) em H14; Carla Rocha (CP Telecom) em D16; Filipe Fernandes (LCM) em H16; Cláudia Soares (ind) em D18; Gonçalo Olim (CAMadeira) em H18; Diogo Ladeira (CAMadeira) em H20; Nélia Sousa (CAMadeira) em D21A; António Abreu (ACDJS) em H21A; Ana Abreu (CP Telecom) em D35; Xavier Vieira (CAMadeira) no H35; Susana Silva (CAMadeira) no D45; André Pereira (CMoF) no H45; José Rosário (CAMadeira) no H50; Maria Silva/António Casimiro (CAMadeira) no Fácil Curto e Pedro Rainha/Patrícia Rainha (Ind) no Fácil Longo.

 120 Orientaram-se na Vila de Porto Moniz

As partidas iniciaram-se junto ao cais de pesca levando os atletas a percorrer estradas, caminhos e veredas, entre a frente mar, a Câmara Municipal e a Escola Secundária. A densidade de detalhes urbanos, algumas veredas mais exíguas entre campos agrícolas e algum desnível para os escalões mais competitivos foram os principais atractivos deste evento, que usufruiu de um dia de verão antecipado, na costa Norte da Madeira.

A organização montou 40 postos de controlo em toda a área de competição e disponibilizou 8 percursos diferentes, com distâncias entre os 1200 e os 2700 metros de extensão.

O Porto Moniz proporcionou algumas alterações relativamente aos vencedores do dia anterior. Nos escalões elites, Nelson Baroca (20:00) superou o seu colega de equipa Miguel Gonçalves (22:17), e João Gomes (24:05), também do Clube Aventura da Madeira, subiu ao pódio na 3.ª posição. Nos femininos, Débora Silva (CMoF) venceu com o tempo de 24:56, Paula Rodrigues (CMoF) 2.ª com 26:59 e Donita Barradas (CMoF)  com o tempo de 40:39.

Os vencedores dos restantes escalões em disputa em Porto Moniz foram: Catarina Vieira (CAMadeira) em D10; João Vieira (CAMadeira) em H10; Maria Soares (CAMadeira) D12; Filipe Jesus (CAMadeira) em H12; Diogo Costa (CAMadeira) em H14; Carla Rocha (CP Telecom) em D16; Filipe Fernandes (LCM) em H16; Cláudia Soares (ind) em D18; Gonçalo Olim (CAMadeira) em H18; Diogo Ladeira (CAMadeira) em H20; Sofia Freitas (O Liceu) em D21A; António Abreu (ACDJS) em H21A; Adriana Ladeira (CAMadeira) em D35; Xavier Vieira (CAMadeira) no H35; Susana Silva (CAMadeira) no D45; André Pereira (CMoF) no H45; Emanuel Abreu (CP Telecom) no H50; Carlos Telo/Fátima Telo (CP Telecom) no Fácil Curto e Inês Fernandes (LCM) no Fácil Longo.

Em destaque nesta dupla jornada da Orientação regional, a participação de atletas em quase todos os escalões jovens, desde os 10 aos 18 anos, prevendo assim a continuidade e incremento da modalidade nos próximos anos.

O Circuito Urbano prossegue no próximo dia 21 de Abril com a realização de uma prova nos Jardins do Monte.