No passado domingo, 15 de setembro, a Quinta do Santo da Serra recebeu a 5.ª Etapa do Circuito Urbano 2019 de Orientação pedestre, com organização do Clube Aventura da Madeira. Um local rico em detalhes e com imensos atractivos onde se destaca uma flora diversa, com algumas árvores monumentais.
O tempo com sol e o espaço mobilizaram muitos participantes de todas as idades, com uma parte significativa dos 132 participantes no evento a efectuarem a sua estreia na modalidade.
A Quinta do Santo da Serra tem a particularidade de ter sido um dos primeiros locais da Madeira cartografados com as especificidades e simbologia dos mapas de Orientação e continua sendo um dos melhores locais para a iniciação à modalidade.
A organização montou 48 postos de controlo para definir seis percursos, com distâncias entre os 930 metros para a formação e os 3100 metros para os escalões Elite.
Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) venceu o escalão Elite Masculino, cumprindo os 3100 metros do percurso em 17:01. Tiago Aíres (CMoFunchal) esteve na luta pelo primeiro lugar, mas terminou com 17:53, tempo que valeu a segunda posição. Na terceira posição da geral classificou-se Ricardo Gonçalves (CMoFunchal) com o tempo de 20:19.
Sófia Inácio superou a concorrência na Elite feminina, concluindo os 2600 metros da sua prova em 24:10. Na segunda posição classificou-se Paula Rodrigues (AC Madeira) com 26:34, e Nélia Sousa (Clube Aventura da Madeira) foi terceira com 32:12.
Nos escalões jovens, destaque para as vitórias de Débora Pita (GD Estreito) e João Ferreira (GD Estreito) no escalão 14 anos, João Vieira (GD Estreito) e Inês Soares (GD Estreito) no escalão 16 anos, Eduardo Pestana (ACD Jardim da Serra) e Clara Costa (GD Estreito) no escalão 18 anos.
Os escalões veteranos tiveram como vencedores Donita Barradas (CMoFunchal) e Sidónio Jesus (Clube Aventura da Madeira) no escalão 35 anos, Eugénia Azevedo e Sandro Rodrigues (Clube Aventura da Madeira) no escalão 45 anos, e Aida Pupo (CP Telecom) e João Soares (Clube Aventura da Madeira) no escalão 55 anos. Nos percursos abertos, no Fácil, Margarida Ferreira venceu e no percurso Médio, a vitória foi para Miguel Freitas.
Resultados